terça-feira, 4 de junho de 2013

Tradições Italianas: Sagra di San Giovanni




Pedra principal da entrada da Gruta de San Giovanni - Giuggianello/Itália


Hoje eu começo o dia trazendo o primeiro artigo de uma série chamada Tradições Italianas, que mostrará algumas tradições italianas e seus costumes, lendas e crenças. Espero que o leitor possa se deleitar e abrir a mente para as antigas tradições que sobreviveram de formas variadas e nem por isso deixaram de ser tradições bruxas, mas sim, fazem a glória de um tempo atravessar o próprio tempo.


SAGRA DI SAN GIOVANNI


A festa de San Giovanni é talvez a mais antiga na província de Lecce. A festa evoca um culto medieval ligado a ritos pagãos do mundo antigo e mesmo toda investidura do processo de cristianização não foi capaz de acabar com a tradição antiga na Itália. Na verdade o processo de cristianização absorveu os cultos e fê-lo sobreviver sobre as máscaras da cristandade. Hoje o culto foi absorvido e consta na liturgia cristã, porém, traços do antigo culto ainda podem ser percebidos.



A noite da véspera de San Giovanni, em Giuggianello, é uma noite de vigilia muito especial. É uma noite repleta de magia, mitsérios, profecias e feitiços, é uma noite habitada por bruxas, duendes e demonios. É uma noite perturbadora e subversiva em que, de acordo com a crença popular, todos os tipos de milagres aconteceram à quem fazia os ritos antigos. Tradicionalmente, a noite em questão, se trata do dia 24 de junho para o dia 25.



Esta noite é muito especial do ponto de vista astronômico, pois marca o clímax da jornada do sol todos os dias, depois de subir cada vez mais alto no céu, ele pára e em seguida, refaz seus passos no caminho celeste e começa a descer gradualmente.



Esta é a época do solstício de verão, um evento excepcional para os povos antigos, que foram capazes de explicar racionalmente as grandes mudanças cíclicas da natureza reconhecendo-as diante de seu próprio desamparo e fragilidade, assim, considerou-as geradas por forças misteriosas sacrais disseminada pela própria Mãe Natureza.



Entrada da Gruta

A noite do solstício de verão foi, portanto, considerada uma mágica noite por excelência, que tinha em si o poder de decidir o destino de todo o ano civil. Os povos antigos, nesta data, recorriam a uma série de rituais e adivinhação.


Com o advento do cristianismo, esses rituais mágicos foram incorporados à esfera cristã, substituindo o ritual do sol, pela figura de San Giovanni Batista.



Em Giuggianello acredita-se que nesta noite os fenômenos mágicos provocam benefícios, assim, o orvalho assumiu poderes especiais e tornou-se capaz de aumentar drasticamente as propriedades curativas das ervas. As pessoas rolam nos prados úmidos de orvalho para regenerar o corpo, enquanto as meninas que estão a procura de um bom marido correm banhar seu sexo com o orvalho, uma vez que ao orvalho também é atribuída a propriedade de trazer boa sorte no amor.



A noite de San Giovanni, na realidade, foi considerada especialmente auspiciosa para prever noivados e casamentos. Há várias maneiras de advinhar se a mnina seria desposada dentro de um ano e qual seria o cargo do noivo, para reconhecê-lo. Giuggianello mantem um antigo signo da santa veneração que permanece como gruta de San Giovanni onde todos celebram os rituais, fazem poemas e cantam, dançam em torno da fogueira para agradecer a nova colheita do mês.



Tudo isso estaria perdido senão fosse a recuperação da cripta bizantina de San Giovanni pelo Centro de Cultura e Pesquisa Social de Giuggianello, e assim toda essa maravilha e memória, ligadas às lendas antigas sobre a devoção popular e a força da tradição estão vivas para perpetuar a história da Itália.


Altar dentro da Gruta

A cripta está localizada a dois quilômetros ao sul da cidade de Monte San Giovanni (120 m de altitude), cercado por oliveiras e vegetação mediterrânea ao longo da estrada de terra que faz o principal percurso Giuggianello-Palmariggi.


Na Idade Média, a gruta foi usada para celebrações e cultos greco-religiosos, e posteriormente passou às funções de celebrar o rito latino que ainda hoje é feito em veneração ao San Giovanni (São João Batista), aquele que batiza. Ao longo dos anos, no entanto, a dedicação tendeu a dispersar, mas um evento miraculoso reviveu os momentos mais intensos. O fazendeiro da fazenda vizinha "Armino" tinha uma filha com problemas de saúde e ela ajudava a família enquanto reunia e trazia as ovelhas para perto da cripta, e um dia San Giovanni apareceu à ela e prometeu a cura. A cura aconteceu e o pai em sinal de gratidão, relatou a glória. Hoje em dia, os pastores vem se reunir com a população no dia 24 de junho para a festa de San Giovanni, celebram a missa, e os agricultores no final do culto oferecem vinho e queijo aos fiéis como sinal de devoção.

Sett Ben Qayin 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

agradecemos a você por contribuir e complementar. continue sendo gentil e sábio. abençoados sejam!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.