quarta-feira, 26 de julho de 2017

Saturno em Capricórnio (para 2018)





Para saber para onde vamos temos que expiar a resposta da pergunta: De onde estamos vindo? É para isso que existe o RETROVISOR.


Se você jogou fora a água da bacia junto com o feto, azar o seu, pois você se esterilizou. Mas se o feto foi criado por você, então seu aprendizado começa agora. Este é um período de muito trabalho. Muito trabalho interno e externo, alquímico ou não.

Mas calma, respire um pouco, a sabedoria não poupa esforços, Saturno está em casa.


Desde março de 2017 tivemos no ano novo astrológico uma configuração celeste que começou assim: Netuno em peixes na casa 11; Quiron em peixes na casa 12; Sol, Vênus e Mercúrio em aries na casa 12; Urano em aries na casa 1; Marte em touro na casa 1; Nodo em virgem na casa 5; Júpiter em Libra descendente na casa 7; Lua, Lilith e Saturno em Sagitário na casa 9; Plutão em Capricórnio na casa 10.

Foram muitos desafios, com o ritmo bem mais acelerado, lançando o signo de aries a novos projetos com muita coragem para buscar novas experiências, fazendo eles saírem da zona de conforto e desafiando os demais signos, diferente do ano anterior que foi mais arrastado e amarrado com as coisas indo devagar quase parado e bem confuso. Mas, aonde você tem Aries no mapa?

A energia Ariana (graças a Urano desde que ele entrou em aries) passou como um rolo compressor em cima de muita gente, por cima de muitas questões, transgredindo leis e regras, que vão do amor ao ódio, da auto reclusão à novas organizações. Aries rege a cabeça e é representado como o bode chifrudo que dá cabeçadas (na vida), abrindo caminho sem estar se importando com nada. São os primeiros em tudo, inclusive a fazer isso. Aries tem força e coragem para tudo, inclusive para errar, mas poucos se dão conta disso e os que já perceberam isso se curam com a alquimia e lógico, fazem o que é certo.

Diferente da deusa Menrva etrusca que tem a sabedoria e a estratégia em seu favor nas batalhas da vida, Mars não pensa, ele usa a força e isso fere a todos, inclusive a si mesmo, só que os bodes arianos não conseguem se lamber para curar as feridas, então aceitam fácil os machucados já que pensam que não tem jeito e que a coisa é assim mesmo e tal. Comodismo, conformismo e individualismo são os 3 ismos que falam mais alto nessa hora.

Arianos em geral (nem todos, pois tem que olhar mapa por mapa) tem a repetitiva mania de achar que estão certos ao engatar a 4ª marcha e acelerar sem importar com o que vai acontecer consigo mesmo e com os demais, seu egoísmo não deixa eles enxergarem onde falharam e quem atropelaram, até darem uma cabeçada tão forte numa parede onde seu corpo será obrigado a parar porque o teto desabou sobre si. Nessa hora a cabeça do ariano vai refletir e pensar sem o Mars, sem o ego, e é aí que ele abre espaço para recolher seu ego e a sabedoria entra.

Se você se identificou com essa descrição, preste mais atenção no artigo, pois ele foi feito para você também!

Urano é um grande encrenqueirozinho no zodíaco, e onde ele passa ele revoluciona e impulsiona para ser o diferentão, sem levar em consideração onde está o Júpiter que vai fazer expandir a coisa toda. No geral o ditado da pedra em telhado de vidro foi feito para os arianos inconsequentes.

Considerar = significa estar com o céu;

Importar = significa trazer para dentro.

Essas são duas palavras que nenhum iniciado deve retirar da boca e da mente.

Tivemos Saturno em sagitário durante 2017, onde a tendência foi ser pessimista em sentido de desafiar a fé na vida e no futuro, mas isso serviu para desenvolver o otimismo e a fé frente aos desafios da estabilidade com relação aos projetos e os empreendimentos. Tivemos que ter fé nos deuses, com a lua em Sagitário demandando esforços de “músculos intelectuais e emocionais” que você nem sabia que tinha.

Os planetas servem de espelhos do que a gente tem dentro da gente. Com Júpiter em libra a expansão mais desafiadora tem sido com a gangorra do pensamento daquilo que cada um faz com o que tem de melhor e pior dentro de si, para oferecer ao mundo.

Libra é uma balança de pesos justos (sentimento de amor pela justiça, do que é certo e correto para todos) e Júpiter (Tínia para os etruscos) nos mitos detém o raio da justiça, rege o amor, a fertilidade, expandindo o mundo já que ele populou o mundo fazendo sexo com todas as geradoras de vida que tinha nos mitos, gerando a fúria de Juno (deusa Uni dos etruscos). As pessoas vão achar que os librianos são bipolares, mas calma, não são. Essa gangorra cósmica sempre afeta a todos, não só os librianos.

Urano em aries na casa 1 propicia empreendedorismo, abrir espaço, incentiva autonomia no trabalho, trabalhar sozinho ou individualmente, fazendo pensar na sua autoria para trabalhar e produzir de maneira autônoma, ligados em libra casa 7, forçando os acordos, parcerias e uniões, não dá para ir sozinho aonde tem que ir, parando de culpar os superiores ou governo, pai e mãe e, deixando o vitimismo e a prisão emocional de lado para novas escolhas, sem importar com nada.

Quem tem muito peixes no mapa, que tem antenas demais e se, se sintonizarem ao pessimismo, precisarão de um filtro para-raios, com terapias holísticas, espiritualidade e muita meditação, fazendo exercícios de bloqueios de energias negativas, já que piscianos são esponjas, tendo que sintonizar a consistência do positivismo, pois estivemos afinal como se fosse dentro de uma Ferrari ligada na quarta marcha com o freio de mão puxado. Marte em Touro pede consistência, passo a passo.

Desafio de auto sabotagem onde cada um faz a sua merda de modo diferente, intensificou em março de 2017 com Urano em Aries (no ascendente) fazendo quadratura com júpiter em Libra e Saturno em sagitário. Muitos relacionamentos foram rompidos ou entraram em crise por causa do Marte e Urano em Aries (no ascendente) com sua falta absoluta de paciência e seu individualismo imediato direcionado a expansão dos projetos, ímpeto, impulsividade, precipitação impensada e sem estratégia foram bem desaconselhados, mas ainda assim Urano fez os arianos agirem dessa forma.
Desde que Urano entrou em aries, tudo mudou. Se foi pra melhor ou pra pior, é agora que iremos ver.

Lilith em sagitário piorou as frustrações no campo da fé e trouxe um certo pessimismo em relação ao futuro. Foi necessária muita dose de positivismo e empreendimento com bons olhos para transformar a visão do futuro para melhor. O país sofreu muito e teve até impeachment.

Ano dinâmico com planetas angulares faz isso com as crises (Plutão e Urano), opondo-se a júpiter que expande tudo. Plutão em Capricórnio na casa 10 pede paixão por aquilo que você ama fazer (com responsabilidade). No corpo humano, Plutão é aquilo que cada um tem dentro do peito, o inferno pessoal, o baú de riquezas (Plutão vem do latim Pluto = significa riquezas/inferno = local de riquezas).

De fevereiro a agosto de 2017 tivemos a energia entre dois eclipses no trajeto aquário-leão. Julho-Agosto com duas Luas novas em leão (com eclipse na segunda em agosto) e com a Lua Violeta significando a segunda lua negra no mesmo signo que pode garantir qualidades purificadoras e renovadoras alcançadas por meio do silêncio, introspecção e reflexão, vindo ao encontro da energia da Lupercália do hemisfério Sul, ainda em agosto com Marte sendo muito trabalhado no terceiro decanato. Momento de diminuir nosso brilho pessoal em prol do brilho alheio.

Em dezembro de 2017 Lilith põe o pé em Capricórnio e se une a Plutão e a Saturno onde, as cobranças na reflexão de onde tínhamos de ter sido responsáveis e não fomos em cada setor de nossas vidas e o que fizemos de melhor e de pior para contribuir nesse âmbito ganha espaço cada vez mais.

Lembrando que, cada ato e decisão que tomamos interfere na vida alheia TAMBÉM, o que por si só já é um feitiço. Atente-se para o auto enfeitiçamento e o peso da culpa, pois vai ter muita gente “chegando atrasado” aonde tinha que chegar e sendo irresponsável ou pelo menos reconhecendo que estão ou já foram irresponsáveis com tais assuntos negligenciados.
A cura da culpa é não trabalhar com a ideia de culpa, pois se formos trabalhar com a ideia de culpa, a culpa tem que ser colocada em alguém, mesmo que seja em Deus, e isso não funciona, então fica a dica: liberte-se da culpa, mas também busque o significado etimológico da palavra remir, uma vez que pecado é uma palavra pagã que já se encontrava nas leis de Maat muito tempo antes dos cristãos surgirem.

Poucos são aqueles que escutam seu mestre, depois não adianta reclamar porque os Odús e Orixás estão ligados a fé e a crença, já os Planetas são bem reais e são deuses reais que governam a vida na terra, você goste disso ou não, desde que entre fé e realidade há uma coisa chamada sonho-esperança-concretização. Como eu sei que temos leitores do blog que são também adeptos das religiões de matriz africana, o interessante é somar, nunca subtrair, aliás esse é um conselho etrusco muito usado pelas stregas.

Uma coisa é a energia da fé nos orixás e nos deuses de uma determinada egrégora, outra coisa são as energias cósmicas que sempre foram universais, então o indicado é unir o útil ao progresso, afinal quem busca ser uma autoridade nessa área, com Urano e a tecnologia na casa 1 essa energia fornece uma grande oportunidade aos novos estudos e cursos para melhorar a autonomia. 

A visualização criativa é necessária em todos os momentos, sem nos esquecer que essas energias todas combinadas nos lembra que temos de nos doar mais, ajudar mais os outros que precisam de nós, aqueles que pedem por nós, rezam para nós pedindo que atuemos em favor deles que necessitam da gente, doação de nós, deixando nossa luz brilhar menos em prol de aumentar a luz alheia, diminuindo a força do nosso ego ao assistir o ego dos outros, silenciar nossa mente e garganta e ouvir mais.

Pessoas que pedem um favor para você, estão na verdade rezando para você pois te vê como um deus que pode realizar o pedido. Não desperdice a oportunidade de fazer o bem de alguém se realizar.

Mas agora com Saturno em Capricórnio (dezembro de 2017 em diante) a coisa começa a reestruturar no âmbito das responsabilidades.

Onde você não foi responsável antes? Agora é hora de rever qual foi o pano de fundo que você se baseou para guiar suas responsabilidades em todas as áreas da sua vida. 

Para 2018, com Júpiter em escorpião e Saturno em capricórnio (e Plutão em capricórnio desde 2008 até 2023) teremos um Saturno enredando a situação no sentido de aprender a servir e estruturando a organização interna e externa, além de tocar na palavra chave Karma X Responsabilidade, em acepção de como você deveria ser ou ter sido profissional em todos os aspectos da sua vida. Ele vai estar no signo que ele rege, mas Lilith também, então Saturno vai cobrar de si mesmo e dos outros, sendo as vezes intransigente em todos os aspectos. Se alguém tiver Saturno em mal aspecto, a rigidez vai piorar.
Os teimosos que me desculpem, mas esse Saturno não vai tolerar nada que não se encaixe na Era de Saturno.

Problemas com ossos, dentes, raízes, esqueletos, nervos, estarão mais em evidência e Lilith dará o pano de fundo um tanto doente. Estados de melancolia podem aflorar, notícias de pessoas tentando suicídios, culpabilidade e muita solidão e individualismo também terão sua vez nos tópicos. Os jovens estarão perdidos e se isolarão uns dos outros enquanto os velhos vão ganhar bastante reuniões com direto ao chá das cinco com torradas. 



As pessoas mais vaidosas que não aceitam o envelhecimento vão gastar com bastante creme de beleza. As leis que deram certo ficarão ainda mais rígidas em detrimento das que não deram em nada na prática. Os velhotes vão ficar mais sexualmente ativos em virtude de Júpiter em escorpião e os velhos valores serão restabelecidos. Todo mundo terá que aprender a respeitar os mais velhos. 

O estatuto do idoso terá grande força e os asilos serão prestigiados como local de grande sabedoria e valor, mas isso não quer dizer que vocês têm que jogar seus velhos lá. Todos nós temos a responsabilidade de cuidar dos nossos entes queridos e os não-queridos. Nem pense em internar seu avô num hospital em dezembro só para viajar e curtir as férias sem ele, pois o arrependimento como lição Saturnina é doloridíssimo e a foice do tempo não perdoa.

Então se você é do tipo que não está nem aí para quem é mais velho que você, se prepare para as duras penas, pois a lição vai ser bem hardcore. Os nossos anciãos tem um tutano cheio de sabedoria e seria bem interessante se os nossos jovens se nutrissem desse tutano para poderem construir um mundo melhor no futuro que virá.

Procurem ver onde vocês têm Saturno e Lilith no vosso Mapa Natal e vejam em qual área eles vão inferir na sua vida. As verdades eternas estarão a rigor, se você quiser a verdade, então não a questione! Pelo menos dessa vez, pois a casa de Capricórnio mexe na vida pública e na reputação das pessoas, imagem e trabalho e o tema é responsabilidade, pode ter muita gente chegando atrasado ou sendo chefes exigentes, lembrando que Saturno na casa 10 tem mais negativismo do que positivismo, mas Saturno é um pai que nos ama, mesmo sendo cruel as vezes e que nos ensina certas lições.

O signo mais afetado talvez será escorpião já que este estará em Júpiter, o planeta da expansão e que nos mitos gregos é filho de Saturno. Ambos vão conquistar o poder, mas a disputa será intensa. Quem tem Vênus em aries sofreu muito com Júpiter em virgem e em libra, uma vez que o fogo de palha de Vênus em áries perturbou os relacionamentos, já que, desapaixona muito rápido de tudo, mas agora é a vez de quem tem Vênus em escorpião. Vênus não se dá com Saturno e a Vênus em escorpião vai querer amar e ser amada todo dia e o Saturno em escorpião vai refrear (ou esfriar) isso e fazer brochar os relacionamentos entre eles de uma vez por todas. As pessoas com Vênus em escorpião poderão se interessar por gente mais velha. Dá-lhe Viagra!!

O Poder pode ser qualquer coisa onde você dá foco. Pode ser controle onde se busca controlar alguém, igual Hitler, pode ser dinheiro, status, etc. O militarismo vai ganhar espaço no mundo novamente. Algumas pessoas podem se achar um fracasso ou medíocre, fazendo-o pensar que tudo em que você investiu não valeu de nada e para nada porque até agora não fez servidão aos outros ou aos desafortunados, enquanto outras vão olhar para o potencial da transformação da dor em vitória. Basta olhar onde se tem Quiron no mapa. Já outras pessoas vão lidar com a questão do domínio e o “dominar” ou ser “dominado”, levando a cabo os fetiches de sado/masoquismo.

De qualquer forma Saturno vai impulsionar a aprender a servir e, aqueles que vivem em função do Poder, esses poderão sofrer muito, pois vão ter que aprender a ser pessoa, a ser real, a ser mais humano, questionando a si mesmo no por que você se acha no direito de dominar os outros sem ter dominado a si mesmo. Nesse sentido olhe seu Marte no Mapa, já que o ego terá sua própria espada apontada a ele mesmo.

Para os que negligenciaram os 12 trabalhos de Lupercus, ou negligenciaram os trabalhos de ego, os trabalhos de sombra e autotransformação, PAREM!! Dê um passo para traz e retome o caminho com mais responsabilidade, antes que saiam fumaças dos vossos tutanos.

Para os que buscaram somente o TRIUNFO, e perceberam que as verdades são passageiras, individuais, fragmentadas e mutáveis, além de aplicadas momento-a-momento, lembre-se que a vida é uma gangorra e é por isso que as crianças gostam dela tanto assim. Mas Saturno não lida bem com crianças, desde que crianças não dirige o carro da vida de ninguém e Saturno não admite infantilidades. Além de que, o fracasso também tem espaço e função na vida e faz parte do equilíbrio, não é pecado fracassar, pecado é não admitir o erro e se dar por vencido quando se tem um bom auto conhecimento. Nesse caso, a aceitação é o ponto na encruzilhada para recomeçar. 

Então diga a si mesmo: Eu me aprovo, eu me aceito e eu me amo.

Com Saturno no meio do céu, a carreira e vida pública são desafiadas e o reconhecimento é zero, mas sua missão de vida ficará mais clara se tiver humildade e se calcular a calda do dragão e a cabeça do dragão. Tem gente que reencarnou mas vive no modo vida-passada até hoje.

Jamais quebre o pau com as autoridades durante esse período. Faça as pazes com todas as suas autoridades, seus líderes e chefes, governos e deuses, mesmo as que você “cagou” no passado, pois você vai precisar dessas pessoas! Os mais velhos serão iluminados pelo Senhor Velho do Tempo e a única verdade que se terá nesse período são as VERDADES PERENES que seus mestres lhe ensinaram no passado! A ancestralidade estará mais viva do que nunca!

William Lily considera que os dois Maléficos do Zodíaco são Saturno e Marte. Portanto, as pessoas podem ficar mais malvadas que antes. Mas as maldições não sairão das mãos daqueles que querem lançá-las e a bomba poderá estourar nessas mesmas mãos.

Então nada de reclamar da vida, nada de amaldiçoar o dia em que nasceu, nada de falar mal dos outros, se apegue as virtudes e faça o certo dessa vez, agradecendo ao universo por tudo que já aprendeu na vida, por todas as oportunidades, mesmo aquelas da qual não gostaram de passar, pois todas têm uma função na vida e tudo está como deveria. Com Saturno em escorpião todas as pragas e maldições que você jogou no passado lhe cairão de volta no seu teto de vidro e a lei do retorno ficará obvia para você.

Para os que nasceram com o ascendente em touro e com a estrela Algol (uma das mais maléficas que existe no universo) empoderando seu ascendente, calma, essa Medusa faz todo mundo ter medo de vocês porque vocês tem esse poder de petrificar assuntos, pessoas e situações, mas vocês sabem mais que todo mundo que vocês quase nunca usam esse dom. Isso me lembrou o escorpião que só pica quando alguém o ameaça. Por tanto, isso é um poder de defesa, não se preocupem porque Saturno em capricórnio não vos deixará mais medusianos do que já são por natureza e por isso não precisam temer o afastamento de gente que não serve para nada, desde que a palavra serviço e servidão já encabeçam a era de Saturno.

Olhe para dentro do seu peito e veja o que você tem de melhor lá dentro. Trabalhe com isso, pois o arrependimento é a borracha do ego e é o que nos permite retomar os passos, com perdão e amor maduros. O retrovisor não existe à toa, ele tem função prática na vida de todo mundo, só cego não pode olhar no retrovisor, mas você pode e você vai.

Lembre-se: os Poderes da terceira idade estarão em pauta, e os deuses anciãos vão cobrar de você tudo aquilo que você deveria ter feito e não fez, para que faça com mais responsabilidade nesse setor já tão negligenciado onde não teve constância nem disciplina. Juramentos quebrados e promessas ditas da boca para fora também terão peso. Cumpra e Sirva, faça o que tem de ser feito. Esse é o rumo das coisas. E faça consciente! Essa é a hora que você vai enxergar o por que você não pode ser mais privilegiado do que o outro, nem tem mais poder que o outro. É hora de ter servido e de servir.

O Senhor do Tempo dará o reconhecimento com o Tempo, com muito esforço e dedicação. Faça as pazes com Saturno e suas habilidades, com tudo e todos e, agradeça por muito trabalho sem diversão! Agradeça pelos seus mestres terem dado bronca, terem te chamado a atenção, terem te ensinado algo de valor e terem deixado você enfiar o dedo na tomada para levar um tranco.

Agradeça aos seus “ossos” pelo seu esqueleto filosofal ter sustentado todo o peso do teu ser e todo o teu aprendizado até hoje! Todo mundo é mestre um do outro, mas agora é hora dos mais velhos sentar no trono e os mais novos abaixarem o focinho, recolher a cauda e ouvir e servir, porque os que não servem para nada ficarão onde tem de ficar na sala de recuperação Saturnina.

Aprender a servir é para poucos. Ninguém vira mestre se nunca foi aprendiz disciplinado, ninguém vira mestre lendo livros sentado no vaso sanitário. Ninguém dá exemplos que nunca vivenciou, e por fim, ninguém dá aquilo que não tem! Antes de se levantar, ajoelhe com humildade e aprenda fazer seus esqueletos ficar de pé, mesmo em momentos de crise.

Dessa vez, os achismos do ego não terão vez e os falsos alicerces desmoronarão para dar lugar a um amalgama mais sólido e concreto em todos os âmbitos!

Há muito mais para ser explanado sobre a configuração celeste de 2018, mas isso é tópico para outro artigo.

Espero ter ajudado.

Sett.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

agradecemos a você por contribuir e complementar. continue sendo gentil e sábio. abençoados sejam!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.